11ª Festa do Vinho - São José dos Pinhais / PR
Festa do Vinho
Nos dias 9, 10 e 11 de agosto, o tradicional
Caminho do Vinho, na Colônia Mergulhão, recebe a 11ª Festa do Vinho de
São José dos Pinhais. A festa é organizada pela ACAVIN (Associação
Caminho do Vinho) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio
da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
Além dos vinhos
artesanais, serão vendidos quentão, sucos de uva, licores, queijos,
salames, conservas, compotas de doces, geléias, além de diversos outros
produtos, produzidos e comercializados por 23 empreendedores da região,
que atenderão em barracas e na praça de alimentação.
Na parte
gastronômica, bolos, tortas, bolachas, biscoitos, porções de polenta
frita, salame, aipim, pizza, salgados, risoto, frango frito, macarronada
e outras comidas, poderão ser consumidos pelos presentes.
A festa também visa aumentar a divulgação do Caminho do Vinho, que é uma importante região histórica e turística da cidade.
Confira a programação completa no site sjp.pr.gov.br/festadovinho ou na página do facebook, facebook.com/festadovinhosjp
Como chegar: Acesse aqui!
Um pouco de história...
Caminho do Vinho:
produtores processam cerca de 400 toneladas de uvas ao ano
Publicado em 29 de julho de 2013 às 18:40
(http://www.sjp.pr.gov.br/em-15-anos-sao-jose-dos-pinhais-se-firmou-no-cenario-do-enoturismo/)
Em 15 anos São José dos Pinhais se firmou no cenário do enoturismo
São José dos Pinhais é hoje um ponto de visitação do enoturismo – que é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida.
Essa atividade foi possível a partir da implantação do Caminho do Vinho da Colônia Mergulhão em São José dos Pinhais, que possui hoje 11 vinícolas que recebem milhares de visitantes, atraídos pela qualidade do vinho colonial produzido pelos moradores.
O projeto Caminho do Vinho foi desenvolvido partir de 1998, através da iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, junto às famílias da Colônia Mergulhão, que antes produziam vinho para consumo próprio. A partir do projeto começaram a se organizar e transformar uma tradição dos imigrantes italianos em um comércio forte e bem segmentado.
Produção
Segundo Rosana J. Pissaia, da Associação Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão – ACAVIN surgida em 2004, os produtores de vinho do município compram em média 400 toneladas de uva por ano.
Rosana ainda salienta que o vinho colonial é um vinho que deve ser consumido jovem. A partir de 80 dias de sua produção o vinho já começa a ser comercializado. As vinícolas do Caminho do Vinho permitem a degustação de seus produtos pelos visitantes e oferece as variedades bordô, branco e rosé.
Há pouco mais de 10 anos as plantações de uva do município sofreram um praga chamada de “pérola”, uma cochonilha que se aloja na raiz e suga à seiva. Em virtude da perda de todas as parreiras, os produtores do Caminho do Vinho começaram a comprar as uvas do Rio Grande do Sul, e de outras cidades do Paraná, como Iratí, Palmeira e Bituruna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário